Olá, meus amores, tudo certin'?
Faz tempo que não posto nenhum texto aqui no blog e o motivo disso é o maldito bloqueio criativo. Nossa, é desesperador quando nós, produtores de conteúdo, queremos trabalhar, produzir, escrever, desenhar e por aí vai, não conseguimos fazer nada. Rolamos para um lado, rolamos para o outro, passamos horas na frente do material de trabalho, que no meu caso é o notebook, mas nada sai. Absolutamente nada. E nesse post eu venho dar umas dicas para quem passa por isso e não sabe mais o que fazer, e que anda funcionando comigo.
1. ABSTRAIA.
Esqueça o trabalho por um tempo e vá fazer outras coisas, sei lá, assistir um filme, ouvir música, ficar horas no banho quente. Nesse momento faça algo que lhe dê prazer e gozo, porque ficar sentado olhando para sua mesa de trabalho e remoendo os motivos de não conseguir se desenvolver, não vai adiantar, vai só piorar a situação. Experiência própria.
2. SAIA E VEJA O MUNDO.
Isso vale muito para quem escreve, porque ver o cotidiano dos outros, as ruas, o movimento da vida e da cidade traz novas ideias, novas formas de pensar, um novo conhecimento de mundo. Quando eu digo que é bom para quem escreve é porque assim a pessoa pode criar situações diferentes e/ou próximas da realidade do seu leitor ou não, só escrever de uma forma que o atraia.
3. DURMA E DURMA BEM.
Amores, todos nós sabemos o ditado de que saco vazio não para em pé, e aqui eu digo que mente cansada não funciona, então antes de qualquer coisa, certifique-se de que está totalmente descansado, sem sono para atrapalhar ou dores causadas por noites não dormidas. Se você tentar ou já tentou, sabe que dá uma diferença e tanta na hora de produzir algo. Uma mente criativa precisa ter seu tempo de descanso e não só o corpo.
4. ESQUEÇA OS PROBLEMAS.
Sim, um dos motivos do bloqueio é que quando estamos com coisas demais na cabeça acabamos desviando a atenção para esses problemas, isso acontece muito para quem trabalha em casa (euzinha aqui), que pensa em tudo o que tem que resolver e quando vai produzir, não consegue pensar em outra coisa, ou até pensa, mas a mente já está tão farta e preocupada que nada flui. Tá vendo? Mais um momento de descanso.
5. CONVERSE E SEJA ABERTO A POSSIBILIDADES.
Quem é produtor de conteúdo, seja onde for, precisa estar aberto as possibilidades e também precisa conversar mais com outras pessoas. Ai vocês vão me perguntar o porquê disso e eu lhes respondo que se você manter seu mundinho fechado somente para o seu conhecimento e/ou para aquilo que você quer, quando surgir a oportunidade de fazer uma coisa única e totalmente exclusiva, não vai rolar. Eu falo com vocês que a maioria das minhas ideias de textos e assuntos aqui no blog surgem assim, no meio de conversas com amigos, e na minha abertura para que esse tipo de ideia aconteça em minha mente.
Espero muito que esse post tenha ajudado vocês ou alguém que vocês conheçam (compartilhe o post com essas pessoas que estejam precisando, okay?) e se quiserem mais dicas para acabar com o bloqueio criativo, é só deixar aqui nos comentários que eu trago mais, porque tenho mais algumas na manga - risos.
Obrigada por tudo!
XOXO <3
Muito bom esse texto, me ajudou muito.
ResponderExcluirAhhh, eu fico muito feliz em saber que ajudei <3
ExcluirPost maravilhoso Let, quando rola esse bloqueio em mim eu sempre procuro me distrair mesmo como você falou na dica 1. Passa um tempinho e pronto surgem ideias fresquinhas e maravilhosas!
ResponderExcluirOnwt <3 Fico feliz que tenha curtido, Jeni! Olha, não tem nada melhor que descansar a mente um tico e voialà, está tudo aqui para produzirmos conteúdos lindos.
ExcluirEu tenho um outro ponto a acrescentar: Aceite o bloqueio. Veja um filme enquanto isso, talvez esse filme te ajude. Aprendi a não lutar mais contra isso, somente aceitar.
ResponderExcluirVidas em Preto e Branco
Ah, que dica linda! Isso é verdade, as vezes é bom só dar tempo ao tempo.
Excluir